quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

#ContraOBullying

Campanha contra o Bullying

Sabe aqueles filmes norte-americanos onde os nerds são colocados dentro dos armários, os grandalhões roubam o lanche dos menores e os novatos são excluídos? Pois então, esses atos podem acontecer fora das telas e perto de você, na sua escola ou até na internet, talvez em uma escala menor. O problema é bem maior do que a gente pode imaginar quando assiste a esses filmes. Saiba o que é e como ajudar quem passa por isso aqui no JAFS.
O que é o “bullying”? É uma situação que ocorre sobretudo, mas não apenas, nas escolas, caracterizada por atos agressivos, repetitivos e deliberados de alguns alunos contra um ou mais colegas. Não existe somente uma palavra em português para expressar o que significaria “bullying” em inglês. Ofender, humilhar, colocar apelidos, rebaixar, maltratar e agredir são algumas delas.
Com quem isso acontece? Com qualquer um. É um problema mundial, qualquer um está sujeito a isso. Existem nomes que os especialistas usam normalmente: os alunos-alvo (que sofrem o bullying), os alunos-autores (que praticam o bullying) e os alunos testemunhas silenciosas (que assistem aos atos de bullying, sem nada fazer).
Quais as consequências disso? A vítima pode apresentar baixa auto-estima, dificuldade de relacionamento social e no desenvolvimento escolar, fobia escolar, tristeza, depressão, podendo chegar ao suicídio e a atos de violência extrema contra a escola. Já os autores podem se sentir realizados e reconhecidos pelos seus colegas pelos atos de violência e poderão levar para a vida adulta o comportamento agressivo e violento. As testemunhas silenciosas também sofrem, pela sua omissão e falta de coleguismo. Muitos sentem-se culpados por toda a vida.
E quem é que pratica isso?Normalmente as pessoas que se sentem superiores aos outros e/ou acham que fazem por brincadeira, sem saber medir seus atos.
O que acontece com essas pessoas? Aqueles que praticam Bullying contra seus colega poderão levar para a vida adulta o mesmo comportamento anti-social, adotando atitudes agressivas no seio familiar (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho.
Estudos realizados em diversos países já sinalizam para a possibilidade de que autores de Bullying na época da escola venham a se envolver, mais tarde, em atos de delinqüência ou 
criminosos.
O que é o Cyberbullying? Ofensas pela internet são consideradas Cyberbullying, como criar comunidades de mal gosto sobre alguém, prejudicar essa pessoa ou enviar mensagens de ofensa. Leia sobre um dos maiores casos de Cyberbullying anunciado mundialmente aqui.
O que fazer e como ajudar? Todo mundo pode fazer sua parte. É direito de todos ter boas lembranças de escolas e da sua adolescência. O primeiro passo é assumir o acontecido e falar com responsáveis, sem vergonha. Sofrer bullying não é nenhum caso vergonhoso e a única forma de não ver acontecendo com outras pessoas é falar sobre isso. Sua experiência pode ajudar outros. Converse com seus pais, amigos, diretores de escola e não aceite passar por situações constrangedoras. Dentre 8 vítimas de bullying, uma pessoa acaba morrendo e isso não é somente lá fora. No Brasil existem diversos casos não comentados pela sociedade – mas todo mundo pode fazer isso mudar.
Para saber mais sobre problemas como o Bullying confira o site Observatório da Criança, de onde tiramos algumas das informações dessa página.
Confira o site do Colégio Notre Dame sobre os trabalhos feitos contra bullying no Brasil.
 

2 comentários: